“Este é um novo e importante momento para o esporte e o futebol baianos”, destacou o governador Jaques Wagner ao anunciar, hoje pela manhã, o início, no próximo dia 21, das obras de requalificação, reforma e ampliação do Estádio de Pituaçu, que serão realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O novo estádio terá sua capacidade ampliada de 16 para 34 mil lugares e suas instalações adaptadas às exigências do Estatuto do Torcedor, permitindo que o local possa abrigar os jogos do campeonato nacional de futebol.O estádio terá novos vestiários, baterias de sanitários, alambrado, anel de circulação para facilitar a movimentação de torcedores, gramado, bilheteria eletrônica, placar sobre os novos vestiários, possibilitando a transformação em espaço multiuso, e reforma das tribunas de honra e de imprensa.
O Governo do Estado, através da Conder, vai investir recursos da ordem de R$ 22 milhões na execução das obras. O anúncio do projeto de intervenção no Estádio de Pituaçu foi realizado ma manhã de hoje, no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no CAB. “O nosso compromisso é concluir as obras em um prazo de 180 dias, contados a partir do próximo dia 21, início efetivo dos serviços, cumprindo o desafio proposto pelo governador Jaques Wagner. O projeto contempla, além da ampliação da capacidade, uma série de intervenções na área de entorno do estádio para facilitar o acesso de veículos e pessoas, oferecendo opções de estacionamento e também conforto e segurança na locomoção dos torcedores que utilizam o serviço de transporte público”, afirmou a presidente da Conder, Maria del Carmen, em sua explanação técnica do projeto.
RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
Um grande desafio proposto à equipe técnica da Conder foi desenvolver um projeto capaz de ampliar o equipamento esportivo e oferecer estacionamento sem agredir o meio ambiente, uma vez que o estádio está construído no Parque Metropolitano de Pituaçu, uma área de preservação ambiental rigorosa, e também aproveitando ao máximo as instalações existentes.
“Procuramos desenvolver uma proposta que prevê dois vetores de acesso e de opções de estacionamentos, tanto no Centro Administrativo, como nos arredores da Avenida Pinto de Aguiar”, destacou a presidente da Conder.Para viabilizar e facilitar o acesso ao estádio, a Conder fará o alargamento da pista, com uma nova faixa na Avenida Pinto de Aguiar, além de um novo acesso ao equipamento pela Avenida Paralela, nas proximidades do Viaduto D. Canô, com ampliação de passeios e calçadas e criação de uma nova passarela. “A nova passarela terá maior dimensão e, além das rampas, contará com elevadores para atender portadores de necessidades especiais e idosos, sendo a primeira passarela da cidade a ter este equipamento”, acrescentou Maria Del Carmen.
Participaram também da solenidade o vice-governador Edmundo Pereira, os secretários Afonso Florence, de Desenvolvimento Urbano, Rui Costa, de Relações Institucionais, Carlos Martins, da Fazenda, Robinson Almeida, da Comunicação, Nilton Vasconcelos, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Edmon Lucas, de Integração Regional, Batista Neves, de Infra-Estrutura, os deputados federais Lídice da Mata, presidente da Comissão de Esporte da Câmara Federal, e Nelson Pelegrino, Raimundo Nonato (Bobô), da Superintendência de Desportos da Bahia, o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, e diretores e técnicos da Conder, dentre outras autoridades.
11. 01. 08
Nenhum comentário:
Postar um comentário