quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Secretários vistoriam obras do estádio de Pituaçu

Com quase seis meses de obras, o estádio Roberto Santos, em Pituaçu, está na fase final de execução da drenagem da área onde será implantado o gramado. A parte de concreto da arquibancada já está concluída, faltando apenas a colocação dos mais de 32 mil assentos individuais. A previsão é de que o equipamento esteja pronto no final de setembro.

O estádio, que recebeu a visita, sábado último, dos secretários do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Nílton Vasconcelos, de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, e da presidente da Conder, Maria del Carmen, vai contar ainda com um prédio administrativo, onde vão ficar localizados os postos do Corpo de Bombeiros, Polícia, Médico e outros serviços.

“Nós estamos fazendo todo o esforço e trabalhando de forma ininterrupta para que possamos concluir a obra no prazo”, declarou del Carmen. Segundo ela, o equipamento atende a todos os requisitos do Estatuto do Torcedor e também para quem vai trabalhar no estádio.

“Desde o gandula aos jogadores, passando pela imprensa e outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, Polícia, Juizado da Infância e da Adolescência, todas as exigências foram atendidas”, garantiu. Del Carmen disse que houve uma grande preocupação com a questão ambiental.

“O estádio não tinha esgotamento sanitário e as águas servidas iam para a lagoa de Pituaçu”, lembrou. Segundo a presidente da Conder, a água da irrigação agora vai ser reaproveitada. “Estamos implantando reservatório para armazenar cerca de 40% da água utilizada com essa finalidade”.

Estacionamento

Outro ponto importante, para del Carmen, será o estacionamento. “Estamos utilizando a opção de fazer estacionamentos remotos. As pessoas poderão utilizar a área do Centro Administrativo da Bahia (CAB), que é muito pouco utilizado à noite e nos fins de semana”. O CAB tem capacidade para 4 mil veículos e fica a menos de 2 quilômetros do estádio, distância prevista no Estatuto do Torcedor.

Del Carmen disse também que a imprensa vai ter um atendimento adequado. “A área central da tribuna de honra vai ser da imprensa e as autoridades vão ficar ao lado. Além disso, há acesso às cobranças de escanteio para as emissoras de TV”, citou.

Quanto ao acesso e à evasão dos torcedores após os jogos, del Carmen informou que está sendo criada uma grande Praça do Torcedor no entorno do Estádio, com um complexo de passarelas e rampas, dando acesso ao canteiro central, ao estacionamento do CAB e acoplada a um sistema de elevadores para idosos, gestantes e cadeirantes.

Trânsito

“Para possibilitar a integração também ao complexo viário, estamos criando a alternativa de um novo viaduto que vai garantir a melhoria do trânsito nesta área que já é complicado”, observou. Ela conta que a proposta foi aceita pelo governador Jaques Wagner e que o projeto está na fase de captação de recursos.

O secretário Nilton Vasconcelos afirmou que está satisfeito com o andamento das obras. “A parte do vestiário está toda edificada e vai servir de palco para espetáculos, segundo a idéia de um estádio multi-uso”.

Vasconcelos disse que, além de ser um local de competições, há planos para construção de um ginásio poliesportivo com qualidade para sediar competições internacionais.

“O estádio vai ser um ponto para o cidadão desportista. A nossa idéia é fomentar, por meio do Faz Atleta, os nadadores, por exemplo, que têm tido destaque em competições internacionais”.
Vasconcelos lembrou que o equipamento vai ser uma oportunidade para o desenvolvimento de outros esportes como vôlei e o basquete, que ainda são pouco desenvolvidos na Bahia.
07.07.08
Conder

Nenhum comentário: